Alunos da USP Realizam Oficina de Educação Financeira na Câmara

Atividade gratuita e aberta a toda população e terá orientações sobre orçamento pessoal e familiar
Alunos da USP Realizam Oficina de Educação Financeira na Câmara

Foto: Silvia Morais/Newton Barbosa

Na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, às 14h, acontecerá no Plenário da Câmara, oficina de Educação Financeira, ministrada pelos integrantes do Clube de Mercado Financeiro da FEARP-USP, que participam do projeto de Extensão “Pé de Meia”.

O evento gratuito e aberto a toda comunidade será uma ótima oportunidade para aqueles que precisam de orientação para colocar as finanças em dia, livrar-se de dívidas e saber como é possível poupar dinheiro, através de um bom planejamento financeiro, com dicas para redução de despesas desnecessárias e principais elementos do orçamento doméstico.

Na ocasião, também serão abordados temas relacionados ao cartão de crédito (dicas que como utilizá-lo favoravelmente, não cair em suas armadilhas e como renegociar dívidas), financiamento (crédito pessoal, consignado, crédito de veículo e imobiliário) e investimentos (poupança, CDB, Tesouro Direto e Previdência Privada).

Com apoio da Escola do Parlamento e oriundo de Projeto de Resolução, de autoria do vereador Fabiano Guimarães (DEM), aprovado em plenário e que institui anualmente oficina de Educação Financeira na Câmara, o evento terá emissão de certificado aos participantes.

Para o diretor presidente e o coordenador da Escola do Parlamento, Edgar Prandini e Eli Zacarias, “A educação financeira é um tema sempre necessário e torna-se ainda mais relevante na conjuntura atual do país, tendo em vista que de acordo com pesquisa da Fecomercio-SP (SET/2017) 54,4% das famílias declararam ter algum tipo de dívida, representando um aumento de 2,7 pontos porcentuais em relação ao ano anterior, portanto, orientações sobre orçamento familiar muito contribuirão para que as pessoas consigam aprimorar a gestão de seus recursos”.

O vereador Fabiano Guimarães afirma a importância do projeto “A Educação financeira é um instrumento de planejamento de nossas metas de vida. É também meio eficiente de se evitar conflitos familiares, causados pelo consumo, que vai além de suas capacidades financeiras, gerando dívida. O Pé de Meia utiliza um método simples, pelo qual todos poderão ter uma noção simples de como administrar o orçamento doméstico”.